Encontrar casa em Londres

Encontrar casa em Londres é sem dúvida a mais difícil tarefa! Especialmente para quem não tem dinheiro suficiente. Londres divide-se por zonas de 1 a 6. Sendo zona 1 central e 6 mais afastada. Ou seja desta forma também variam os preços das casas ou quartos. Quanto mais próximo do centro mais caro. Acrescento que nem sempre a habitação corresponde às nossas expectativas pois por vezes é muito caro para o tipo de casa e para as condições. Mas viver em Londres tem a sua aventura! Por vezes numa fase inicial não é tão fácil encontrar a melhor casa, mas há que ser capaz de continuar a procurar e ninguém fica pela primeira casa, é muito frequente mudar. E claro sempre para melhor!
Há vários aspectos a ter em conta quando se procura casa. Valor da casa, localização e preço de deslocação. Para os que não têm uma zona de trabalho e ainda tencionam procurar não tem grande problema pois depois de terem casa podem sempre procurar trabalho nas imediações. Mas para quem quer trabalhar no centro de Londres então ir mais além da zona 3 será um pesadelo ter de ir trabalhar todos os dias. O mais fácil é seguir alguns sites para encontrar casa, no entanto existe sempre algum receio, pois nestes sites qualquer pessoa pode anunciar e não existem garantias, apesar do negocio ser feito da mesma forma que numa agência, mas sem custos adicionais para quem aluga. Ou seja vais visitar um quarto, terás de pagar praticamente sempre um mês de renda e outro de deposito. Não existem contratos! Terás de confiar apenas... é o método mais comum. Mas por exemplo podes perder o deposito ou parte dele por qualquer razão que o senhorio queira indicar, é um risco, mas também pode correr bem!
No entanto sugiro para quem queira vir para Londres que entre em contacto com uma agência. Que tenha dinheiro para a entrada inicial, pois normalmente são duas a três rendas mais um pagamento a estipular pela agência.
A forma mais comum de viver é a partilhar a casa, alugando um quarto. Alguns casos até dividindo quarto.
Seguem alguns sites onde poderás encontrar quartos/casas

spareroom
gumtree
easyroommate
moveflat
Rightmove
Loot
OpenRent
FindaFlat
Zoopla
EasyLondon
Room connection
Hart
Concept-studios
KFL


Eu já utilizei agências e particulares. As agências se forem boas são sempre uma segurança, mas vive-se da mesma forma. Para além que é sempre necessário algum dinheiro de avanço porque para além do deposito é necessário pagar à agência o trabalho. Depois o deposito só é ressarcido em 15 dias ou até mesmo um mês depois de sair da casa. Uma vez que a agência terá de ir confirmar se não foram causados danos na casa.
Os particulares é o pânico de dar dinheiro do deposito e aguardar até mudar. A não ser que encontrem um quarto disponível no mesmo dia! Mas quando vão ver um quarto particular, importante conhecer outras pessoas que vivam lá, porque se há pessoas a viver lá e até mesmo no quarto então tudo acabará bem, normalmente.

Há também uma forma engraçada e divertida, diz quem já participou, o que não foi o meu caso, é ir a um Speed Flatmate. Ou seja as pessoas encontram-se num bar geralmente e falam com as pessoas que têm quartos para alugar. A ideia é encontrar pessoas com quem facilmente nos conseguimos relacionar e com o mesmo estilo de vida, ou seja lá o que for que interesse aos participantes. É talvez mais fácil dividir casa se querem ter um bom ambiente e se for importante para vocês criar esse relacionamento entre as pessoas com quem vão viver.  Esta ideia é apenas para dividir casa e normalmente não são quartos baratos.

Se por outro lado procuram estar em sossego, sim SOSSEGO, evite casas com salas, procure cozinhas sem mesas, ou pouco confortável para se estar a conversar, o que é bem fácil de encontrar, uma vez que fazem sempre da sala um quarto. Digo isso, porque também eu divido casa e quando se quer dormir porque no dia seguinte é dia de trabalho e o pessoal da casa a rir e a falar alto, beber uns copos até às tantas, pode ser bom para uns mas não para todos!
Por isso aconselho a ter atenção como é o pessoal da casa, se há regras, enfim todos somos diferentes, há que encontrar o ambiente que procuramos, porque pode ser um pesadelo! Mas adianto que nada é perfeito e que é mesmo difícil em Londres encontrar a casa perfeita, quando se fala em partilhar!


Cuidados a ter:
Algumas agências como a Flatland, Intralet e outras mais, têm imensa oferta, mas é praticamente tudo publicidade enganadora! Pedem dinheiro para procurarem casa antes de ver qualquer coisa e nem fotos têm! E depois vocês perguntam, então e aquela que está no site... ainda hoje vi...AHH, já está alugada, ou o contrato está nas mãos de uma pessoa interessada deve ficar indisponível no site em breve. Sim, passados alguns meses eu volto a ver o mesmo anuncio, as mesmas casas consecutivamente. Têm sempre imensa oferta, ou parecida com essa que viu mas infelizmente não tenho as fotos disponíveis. Tudo para nos fazer acreditar que eles têm muita oferta como anunciam no site.
A minha pior experiência foi na Spacelet entrei numa casa normal onde estavam algumas pessoas sentadas em secretarias, não sei bem a fazer o quê e assim que disse o que queria disseram que não tinham nada! Nada do que está no site? Talvez... encontrem algo depois de pagar para procurarem por mim? Só teria acesso a imagens dos quartos que tinham para alugar se pagasse primeiro, ah sim claro!
Na flatland, têm de ir lá esperar numa sala cheia de fotos de todas as habitações indisponíveis também e pedem também dinheiro para iniciar o processo e dá sempre para regatear valores! Ora eles só querem é pessoal a pagar adiantado.
Algumas pessoas conseguiram casa através deles, mas muitos nada! Eles ligam a alguns senhorios sim, mas nem sempre interessa o que eles têm e a pessoa perde tempo a ir ver.
Para mim, sem ter uma ideia do que vou ver nem me atrevo a dar qualquer dinheiro.

Outra opção é ficar num Hostel até encontrar habitação. A vantagem é serem mais centrais e encontrar outras pessoas de todo o lado do mundo!

LHA
YHA
Generator
St-Christophers 
Hostelworld
Hostels.com
TravelStay
VisitLondon

Há uma outra opção que descobri não há muito tempo e que me parece muito boa para quem quer estar períodos curtos em Londres ou uma forma económica de viver por aqui, visto que tudo é muito caro. No entanto existem muitas regras para ter acesso a uma casa destas.
A opção que falo é a Camelot.
A Camelot, consiste na ocupação de casas vazias, de forma a mate-las e desta forma evitar a sua degradação.
É necessário inscrever-se no site, mas existem muitas regras para se obter uma casa, ou melhor um quarto, porque será habitação repartida por outros, no entanto não dividem o quarto!
Aconselho a ver o vídeo da explicação porque eles são rigorosos e têm bastante regras entre as quais:
Documentos de identificação, morada, registo de empregabilidade, estratos bancários, registo criminal etc.
Eles constantemente verificam a casa e se cumprem as regras!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Yoga para grávidas

Yoga para Bebés e Yoga Pós-Parto (Pós-natal)

Vender artigos usados em Portugal