Época balnear, Portugal



Abriu hoje a época balnear (em Cascais já abriu deste o dia 01 de Maio) e finalmente boas notícias para o país que já andava a precisar!
Segundo as noticias temos 71 praias com zero de poluição. São praias onde todas as análises feitas ao longo das três épocas balneares completas não detetaram qualquer colónia, quer "escherichia coli, quer enterococos intestinais", só pelos nomes dá para respirar de alívio!
O trabalho de comparação da Zero- Associação Sistema Terrestre Sustentável baseou-se nos resultados das análises disponibilizados pela agência Portuguesa do ambiente ( APA ) referentes às três últimas épocas balneares. 
Uma das maiores preocupações com a desesa da natureza relaciona-se com o plástico deixado nas praias e que depois vai para o mar, material que poluie, ao degradar-se em pequenas partículas, é confundido com alimento e ingerido pelos peixes e aves. Ainda há falta de conhecimento e de preocupação das pessoas neste aspecto. Fica mais uma vez o alerta!
Outro apelo da Zero tem a ver com a preservação da paisagem já que muitas zonas são sensíveis, como dunas, por exemplo.
Vila Nova de Gaia, Porto e Algarve são as zonas com mais praias com poluição zero.
O relatório da Agência Europeia do Ambiente (EFA na sigla em inglês) divulgado na semana passada, refere que as zonas balneares com qualidade excelente são 84,5% do total em Portugal, mas o país ainda tem três casos de má qualidade.
São sem dúvida boas notícias, estamos a caminhar no sentido certo. As praias Portuguesas têm sido muito bem qualificadas em todo o mundo.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Yoga para grávidas

Yoga para Bebés e Yoga Pós-Parto (Pós-natal)

Vender artigos usados em Portugal