Dicas para poupar dinheiro

Como poupar dinheiro contado por uma gastadora!
Eu era uma pessoa que nunca juntava dinheiro, se ganhava 1000 gastava 1100. Para mim pensar em poupar significava não me divertir e não abdicava desse pequeno prazer.
As dicas que vou dar são para quem precisa e quer juntar dinheiro, ou também quem quer evitar gastar tanto mesmo que não pense em poupança.
Porque me tornei poupada? Um dia frustrada com a vida e sem dinheiro, como era habitual, olhei para tudo o que tinha como roupa, sapatos etc e que nunca tinha usado ou usado apenas uma vez. Caiu a ficha, tinha feito uma viagem ao mundo, ou pelo menos a vários lugares. Também pensei noutras questões: como podia ter uma boa conta no banco ou tirado um curso, em vez de ter gasto mal e sem pensar e agora a passar dificuldades. Percebi que tinha de definir prioridades, isto no meu caso, mas cada um tem o seu.
Agora quem me viu e quem me vê, percebe que penso duas vezes antes de gastar e digo não muitas vezes e ando com as finanças mais equilibradas.
Nem todas as opções se vão encaixar no seu perfil, adapte-se às que mais se adequam ao seu estilo de vida e às que se pode comprometer. Poupar dinheiro implica uma coisa sacrifício, sim e muito lembre-se disso. Nada será possível sem se fazer um sacrifico aqui ou ali.
Por isso aqui ficam algumas dicas:

- Ter um mealheiro.
Sim vale a pena e só abrir mesmo na data que estipula e colocar o dinheiro conforme planeado. Convém, para que se junte mais dinheiro e esta tem sido a opção mais usada por todos é colocar apenas moedas de 2€ para fazer mais dinheiro e vai ver que faz. Por exemplo junte para as férias, ou para algo que queira comprar, quando chegar ao fim do ano da poupança vai ver que fez uma boa quantia quase sem se aperceber e sem esforço. Mas não se esqueça de colocar as moedas sempre que as tiver, se não vai chegar ao fim do ano e nada. Elas não se reproduzem, infelizmente.

- Evite pequenos gastos diários.
Nós portugueses não passamos sem parar em todos os cafés para o dito cafezinho e um pastel de nata. Tornamos estes hábitos como muito importantes no nosso dia a dia e não conseguimos passar sem eles. Estipule um montante para gastar diariamente conforme o seu orçamento mensal e com o que pretende poupar.

-Poupe no pequeno-almoço e almoço fora.
Outro habito bem português. Ir de manhã ao café tomar o pequeno-almoço e almoçar fora na pausa de almoço do trabalho. Esta despesa é capaz de ser a maior do mês se tiver este habito diariamente. Tente preparar as suas refeições em casa, há receitas simples e saudáveis que vão melhorar o seu orçamento mensal significativamente. Se perto do seu local de trabalho houver uma área ao ar livre aproveite e vá arejar e leve a sua marmita.

- Reduza ou acabe com os vícios.
Esta é dura, acabar com um vicio como o de fumar é impossível para muitos. Tente reduzir pelo menos e que para além de melhorar a sua saúde não gasta tanto.

- Não use o carro em distancias curtas.
Por vezes só para fazer uma reta que demora 5 minutos a pé vamos buscar o carro e poupamos apenas uns 2 minutos. Aprecie andar a pé uma pouco mais ou ande de bicicleta também. Melhora a sua capacidade física e até mental e poupa na gasolina.

- Divida o carro.
Sempre que possível partilhe o transporte com colegas. Ou se preferir ou não tiver com quem partilhar, já há sites que orientam nesse sentido, o chamado carpooling. O transporte fica mais económico que apanhar transportes. Deixo aqui alguns sites para consulta.
BlaBlaCar
BoleiaNet


-Faça férias mais económicas.
Se me disserem que não posso ir de férias eu entro em loucura. Preciso de sair para qualquer lado sempre que possível. Mas evito grandes gastos. Faça uma lista do que é mesmo importante para si nas férias e veja onde pode cortar e onde e quanto pode gastar. Mais uma vez importante, não se exceder mais do que pode, para não voltar com a corda ao pescoço. Em Portugal as férias até podem ser bem baratas se sair for para si além do orçamento. Mas lembre-se de fazer um orçamento sempre. As regras de poupança mantêm-se e há sempre possibilidade de fazer férias sem gastar muito. Por vezes não vamos de férias para não gastar e acabamos por gastar mais a ficar em casa.

-Evite jantar fora todas as semanas.
Ter amigos e família é bom. Mas implica muita festa! Ora é um aniversário, uma comemoração, porque chove, porque está sol, só porque sim! Esta poderá ser a parte mais difícil de dizer não. Mas selecione os momentos mais importante para participar e tente estar com amigos sem gastar tanto. Podem sempre reunir-se mais em casa para um chá ou algo pouco dispendioso, fazer um pic-nic no jardim. Nós somos muito sortudos de ter dias muito solarentos mesmo no Inverno há que aproveitar mais o ar livre, por enquanto ainda não se paga! Voltar aos velhos tempos, quando era miúda ficávamos na rua à conversa horas a fio, agora a malta jovem tem de se encontrar em qualquer lado, cafés ou bares pouco se sabe aproveitar a natureza.

-Troque roupas com amigas.
Acredito que isto se encaicha mais nas mulheres. Sim porque nós temos roupa para todas as ocasiões. Trocar alguns tops e vestidos etc. Estamos sempre fartas de usar a mesma coisa e ir trocando vai fazer-nos sentir que temos algo novo e não gastamos a comprar novo. Ultimamente, quando tenho de ir a um casamento vou à casa das amigas experimentar vestidos e normalmente tenho-me safado. Eu tenho andado em total renovação do meu roupeiro, bem desde há anos.

-Venda o que não precisa.
Esta também não é tarefa fácil confesso. Tente vender o que não precisa para comprar aquilo que realmente precisa. Existem os sites online e lojas da Cashconverters. Pode dar uma vista de olhos no meu post acerca de venda de artigos usados AQUI.

-Pague com dinheiro.
Esta foi para mim a tarefa mais fácil. Comecei a levantar o dinheiro que me comprometo a gastar e não uso o cartão. Claro que está na minha carteira para uma eventualidade, mas não uso. Quando pagamos com dinheiro temos mais noção do que gastamos, mas fica o aviso, caso faça compras guarde sempre os talões de compra ou elimina provas de compra, porque é sempre fácil perder. No entanto se preferir use apenas o cartão no caso de compras para garantir uma prova de compra em caso necessite. Nunca perca talões e tenha sempre atenção às datas em que faz compras para não ficar com um artigo indesejado por não ter talão!

-Não vá passear ao Shopping.
Se precisa de juntar dinheiro passear num centro comercial, é a morte do artista. Se precisa de espairecer vá andar, aproveite a natureza, acredite que faz melhor à saúde e à carteira.

-Use a natureza para o exercício físico.
Felizmente hoje em dia há imensos ginásios low cost, muito bom! No entanto, pode sempre optar por fazer exercícios ao ar livre, junte-se com amigos ou procure grupos de várias atividades como andar de bicicleta, andar, correr e outros. Cada vez há mais adeptos deste tipo de exercício de certeza que não vai faltar companhia.

-Faça uma lista para o supermercado.
Faça uma lista semanal, pense uns minutos sobre as refeições que vai fazer (crie uma ementa) os ingredientes que já tem em casa e os que precisa comprar. Evite comprar em excesso ou ter em falta algo que terá de correr a um supermercado para comprar, gastando combustível, tempo e acabar sempre por se comprar algo mais.
Também dentro deste tópico, compare preços. Experimente outras marcas mais baratas e compare preço e quantidade. Por vezes se olhar rapidamente para o preço e escolher o mais barato pode trazer algo mais barato mas com uma quantidade muito inferior a outro artigo parecido apenas um pouco mais caro. Sempre que possa aproveite promoções. Compras inteligentes fazem grandes poupanças.
E por favor diga não ao desperdício, cada vez que deita fora comida ou alimentos com prazos de validade terminados está a deitar o dinheiro no lixo, pense nisso.

-Se puder não compre sem pensar primeiro.
Este sistema também já adotei. Adoro, mas não compro! Tenho de pensar e ver se realmente me faz falta e se vale mesmo a pena comprar, por exemplo se vou dar o devido uso. Por isso vou dar mais uma volta, pensar no assunto e normalmente volto para casa sem comprar...
A execpção a isto é quando saio para comprar algo que precise mesmo e encontro, aí compro mas nunca sem ver se há algo do género mais barato na loja ao lado. Também antes de sair para comprar já dei volta ao roupeiro para ver se não há nada para lá que nem me lembre.

-Crie uma conta poupança.
Estipule um valor a poupar numa conta à parte. E ainda se puder deixe de ter tantos cartões de crédito, se não justificarem, porque só no valor das anuidades já está a poupar e por vezes esses cartões têm obrigação de fazer gastos.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Yoga para grávidas

Yoga para Bebés e Yoga Pós-Parto (Pós-natal)

Vender artigos usados em Portugal